Thursday, October 17, 2013

Resultado da instalação de todos os pacotes do ArchLinux em BTRFS comprimido com LZO

Depois de instalar todos os pacotes com a linha a abaixo



for x in $(pacman -Sg && pacman -Ssq); do pacman --noconfirm --needed --force -S $x ; done
O resultado é que nem todos os 6182 pacotes podem ser instalados juntos, cerca de 100 pacotes possuem problemas / conflitos / mazelas. De qualquer modo, a maioria dos pacotes pode ser instalada sem problemas.
Para fazer isso sem ter problemas de espaço em disco é bom que a partição raiz tenha pelo menos 150GB a 200GB. Com o BTRFS usando a compressão LZO transparente este requisito fica entre 100GB a 120GB. O download em cache ocupa de 25GB a 30GB, e os pacotes instalados ocupam cerca de 65GB a 70GB.
Depois da instalação recomendo fazer um defrag dos metadados do BTRFS, que pode ficar um pouco lento depois de instalar zilhões de arquivos. 

Para desfragmentar somente a raiz faça (leva uns 5 minutos):
btrfs filesystem defrag /
Se quiser desfragmentar o sistema inteiro faça (leva uns 240 minutos - mas pode continuar usando normal):
  find  / -xdev -type f -print -exec btrfs filesystem defrag '{}' \;

No mais é isso ai, provavelmente nunca mais vai precisa instalar nada. Para desenvolvedores é muito bom que todas as bibliotecas e todos os compiladores mais exóticos estão todos disponíveis. 
Tem mais uma vantagem no Arch Linux todos os pacotes são versões cutting edge, o que facilita bastante se manter informado um passo a frente de todos da concorrência.


Archlinux com todos os pacotes de todos os repositórios instalados.

No comments:

Post a Comment